terça-feira, 5 de outubro de 2010

PRIMEIRA AULA - PLANOS DE FILMAGEM


Planos de Filmagem


1 - Quanto à distância entre a câmera e o objecto filmado (enquadramento)
  • Grande Plano Geral (GPG): mostra uma paisagem. Não tem foco nas pessoas, mas no cenário como um todo. Muito utilizado para ambientalizar e localizar locais no filme.
  • Plano Geral (PG): enquadra um ambiente  ou espaço. Muito utilizado para localizar um ou mais personagens em uma cena.
  • Plano Conjunto (PC): mostra um personagem ou um grupo de personagens. Tem foco nas pessoas e não no cenário ou ambiente.
  • Plano Americano (PA): mostra um único personagem enquadrado da cabeça até a altura dos joelhos.
  • Plano Médio (PM): mostra uma pessoa enquadrando da cintura até o fim da cabeça.
  • Primeiro plano (PP): mostra um único personagem em enquadrando do peito para cima. É muito chamdo também de Plano Próximo.
  • Close-Up (Close): enquadra o rosto de uma pessoa, normalmente do ombro até a cabeça.
  • Super Close-Up (Super Close): também tem foco no rosto de um personagem, mas enquadra um pouco mais fechado que o Close. Nesse caso pode cortar a ponta do queixo e/ou da cabeça.
  • Plano Detalhe (PD): mostra uma parte do corpo de um personagem ou apenas um objecto.
2 - Quanto à duração
  • Inserts: planos que duram menos de dois segundos, muito usado em filmes de ação.
  • Plano-sequência: é um plano tão longo que se pode dizer que corresponde a uma sequência inteira do filme. Normalmente se usam vários enquadramentos dentro dele.
  • Entre esses dois extremos, pode haver planos mais curtos (com duração de uns poucos segundos) ou mais longos (durando um ou vários minutos). Mas é claro que a percepção de um plano como curto ou longo depende não apenas de sua duração, mas também do que acontece no decorrer do plano.
3- Quanto a angulação
  • Plano Alto: Posiciona a câmera acima da altura dos olhos do ator. Filmando (ou gravando) de "cima para baixo".
  • Plano Médio: Filma na altura dos olhos da pessoa.
  • Plano Baixo: A câmera fica abaixo do nível dos olhos da pessoa. Capta a imagem de "baixo para cima".
  • Plongê (do francês plongée, "mergulhado") ou Picado: a câmara está posicionada acima do seu objecto, que é visto, portanto, em ângulo superior. Normalmente posicionado num ângulo de 90º ou quase lá.
  • Contra-plongê ou Contra-picado: a câmara colocada abaixo do objeto faz com que o espectador veja a cena de baixo. Também posicionada num ângulo de 90º, ou quase lá.
4 - Quanto ao posicionamento
  • Frontal: é o plano em que a câmara filma o personagem ou objeto de frente.
  • Lateral (ou de perfil): o personagem é visto de lado.
  • Traseiro: o personagem é visto por trás.
  • Plano de 3/4: ângulo intermediário entre o frontal e o lateral (assim chamado porque mostra aproximadamente 3/4 do rosto do personagem).
  • Plano de 1/4: ângulo intermediário entre o lateral e o traseiro.
5 - Quanto ao movimento
  • Plano fixo: é aquele em que a câmara permanece fixa, sobre o tripé ou outro equipamento adequado, ainda que haja movimento interno no plano, de personagens, objectos, veículos, etc.
  • Panorâmica (Pan): é o plano em que a câmara, sem se deslocar, gira sobre seu próprio eixo horizontal. Fala-se "pan para diretira"/"Pan para a esquerdar" ou "Pan da esquerda para direita"/"Pan da direita para a esquerda".
  • Tilt: é o plano em que a câmara, sem se deslocar, movimento sobre seu próprio eixo vertical. Fala-se Tilt-Up quando o movimento é para cima e Tilt-Down quando é para baixo.
  • Travelling: é o plano em que a câmara se desloca horizontal ou contornando os personagens ou objectos enquadrados, sendo para isso utilizado algum tipo de veículo (carrinho), sobre rodas ou sobre trilhos, ou com a câmara na mão ou ainda com algum tipo de estabilizador. Diferentemento da Panorâmica, o travelling se desloca lateralmente ou circularmente, e não fica parada sobre o próprio eixo.
  • Zoom: é um movimento aparente de aproximação (zoom in) ou de afastamento (zoom out) em relação ao que é filmado, provocado por uma manipulação das lentes da câmara, sem que a câmara em si execute qualquer deslocamento ou rotação.

Referências bibliográficas



  • DUMONT, Jacques e MARIE, Michel: "Dicionário teórico e crítico de cinema", Papirus Editora, Campinas, 2003.



  • METZ, Christian: "A Significação no cinema", Editora Perspectiva, São Paulo, 2004.


*-*

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom conteúdo !!! Parabéns !
Você tem mais material sobre o assunto ?

Anônimo disse...

Gostei muito. Bem prático.