terça-feira, 29 de março de 2011

PONTÃO DE CULTURA DO TRIANGULO EM UBERLANDIA - CUFA UBERLÂNDIA


A CUFA - Central Única das Favelas de Uberlândia vem contribuindo com a cidade, no que se refere à conscientização, no incentivo à leitura, no combate e na prevenção do CRACK, da prostituição infantil, da discriminação, seja ela qual for. Por meio de ações voltadas às áreas culturais e esportivas, dentre outras.

Contato:
034 3210-1751, 8808-6436
cufa_uberlandia@yahoo.com.br
kakko.cufaudia@gmail.com

Informações: www.cufamgudia.blogspot.com

PONTÃO DE CULTURA DO TRIANGULO EM ARAGUARI - PONTO DE CULTURA AMARRAÇÃO


A Associação Amarração de Arte, Cultura e Educação de Araguari inicia as suas atividades como Ponto de Cultura em 2011 oferecendo uma série de cursos gratuitos, que vão de viola caipira à produção audiovisual.

Avenida Nicolau Dorázio – 359-A
Bairro Industrial
Araguari-MG
CEP: 38.442-040
Fone: (34) 8866-4757 – Cláudia Neves (34) 8851-8777 – Arley Silvério

PONTÃO DE CULTURA DO TRIANGULO EM ARAXÁ- PARCERIA FUNDAÇÃO CULTURAL CALMOM BARRETO


A Fundação Cultural Calmon Barreto é a instituição responsável pela construção da memória de Araxá, pela formação e divulgação de talentos artísticos e pela dinamização das açõões culturais da atualidade. Dela fazem parte os museus locais como: Museu Histórico de Araxá Dona Beja, Museu Calmon Barreto, Museu Sacro da Igreja de São Sebastião, a Casa do Poeta e a Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo (instalada na casa ao lado da Fundação, na Praça Arthur Bernardes), além da sede própria da Fundação Calmon Barreto. Na Fundação estão reunidos muitos arquivos históricos, constando de documentos, jornais e fotografias. Todos estão disponíveis para aqueles que se interessam e estudam a história da cidade e da região.

A Fundação Cultural Calmon Barreto mantém, ainda, um núcleo artesanal cuja finalidade é a de preservar a produção de tecidos, colchas e tapetes feitos em teares manuais. Esta é uma das mais genuínas tradições locais. As formas de garantir o seu resgate incluem a formação de novos artesãos e, também, o aumento da renda familiar. Diariamente, são produzidos tecidos (com repassos e bordados), colchas, toalhas e outras peças, através de um processo totalmente artesanal. Esse processo parte da retirada da lã do carneiro, passa pela lavagem, cardação, fiação e tintura, até a sua produção final. O artesanato produzido na oficina é comercializado em duas lojas: uma no prédio da Fundação e outra no Museu Histórico de Araxá Dona Beja.

Endereço: Praça Arthur Bernardes, 10, Araxá, MG
Aberto de segunda a sexta-feira, das 8:00h às 11:00h e das 13:00h às 18:00h.
E-mail:fccb@terra.com.br Fone: (34) 3691-7091/7092/7093

PONTÃO DE CULTURA DO TRIANGULO EM PATOS DE MINAS - PARCEIRO PONTO DE CULTURA PATUREBA/UNART

O Ponto de Cultura Patureba firmou uma parceria com o Pontão de Cultura do Triângulo e, semestralmente, durante os três anos de funcionamento, serão realizados seis cursos de Cinema e Audiovisual, ministrados por professores altamente qualificados.


PONTO DE CULTURA PATUREBA/UNART:
artista plástico e artesão fazendo cultura em mutirão


“Pontos de Cultura são ações de cunho cultural desenvolvidas pela comunidade que ganham o reconhecimento do Estado e da União e passam a receber aporte de recursos para aplicar conforme o plano de trabalho próprio. São selecionados por edital público, firmam convênio com a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais em parceria com o Governo Federal e tornam-se responsáveis por articular, expandir e impulsionar ações culturais que já desenvolvem nas comunidades.”
O Ponto de Cultura Patureba foi selecionado através de edital público da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, publicado em dezembro de 2008. O convênio foi firmado em junho de 2010.
O Ponto de Cultura Patureba, através do seu Projeto: “Artista Plástico e Artesão fazendo Cultura em Mutirão” propõe realizar ações culturais, promovendo atividades seqüenciais de incentivo à expressão artística, abordando diversas linguagens e técnicas de expressão: pintura, escultura, desenho, gravura, grafiti, modelagem em argila, cerâmica, entalhes em madeira, mosaico, artesanato em palha de milho, fibras de bananeira e material reciclável, outros, além de mini-cursos sobre a história da arte, da pré-história à arte contemporânea.

O projeto é direcionado, sobretudo, para o público considerado excluído do contexto sociocultural, formado por crianças, adolescentes, jovens adultos e pessoas da 3ª idade. Incluem também os artistas plásticos que terão oportunidades para construírem novos conhecimentos na área das artes plásticas com foco no pós-modernismo e na contemporaneidade.

As oficinas acontecem na sede da UNART / Ponto de Cultura Patureba (Rua Dona Luíza 840) e mini-oficinas acontecerão outros “Pontinhos de Cultura Satélites”, espalhados pela periferia da cidade, dentro do período previsto para realização do Projeto (três anos): Escolas Estaduais Elza Carneiro Franco e Abner Afonso; Escolas Municipais Marluce Martins e Jaques Correa da Costa; Associação do Bairro Alvorada; Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, do Bairro Colina, Centro de Convivência da 3ª idade, formando assim uma rede de Pontos de Cultura.

Dentre as ações previstas, realizam-se oficinas, palestras educativas, exposições, intercâmbios culturais, visitas a museus e outras atividades paralelas que contemplem a multiplicidade de tendências e expressões em artes visuais, que busquem soluções criativas a serem oferecidas para o desenvolvimento cultural e artístico de Patos de Minas, sobretudo o resgate, preservação, evolução e fomento do setor das artes plásticas e artesanato."

Arminda Alves Gomes de Carvalho
Gestora e Coordenadora Pedagógica do Ponto de Cultura Patureba: artista plástico e artesão fazendo cultura em mutirão.
34-9911 3025 – pontoculturapatureba@gmail.com

PONTÃO DE CULTURA DO TRIÂNGULO EM UBERABA - CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO

Pontão de Cultura do Triângulo inicia segundo semestre de atividades

Após o sucesso do primeiro semestre de atividades do Pontão de Cultura do Triângulo em 2010, o projeto retornou suas atividades para 2011 na última semana. Neste segundo semestre de atuação o Pontão de Cultura do Triângulo está oferecendo oficinas de cinema – nível básico e fotografia, para cerca de 60 alunos. As aulas acontecem no CVT - Centro Vocacional Tecnológico, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento (Secretário Carlos Assis) e a Fundação Triângulo (Sr. Nélio N. Guimarães). As oficinas são ministradas aos sábados das 13h às 17h.

Em parceria com o CRAS Décio Moreira o projeto atende a comunidade dos bairros Elza Amui, Uberaba I, Primavera, Josa Bernardino e Boa Vista. As oficinas contemplam 30 jovens da comunidade e as oficinas oferecidas são de Cinema e Design Gráfico.






O CVT Uberaba tem cursos gratuitos para cadastrados no Uberaba Digital

Se você está cadastrado no Uberaba Digital pode se inscrever nos cursos do CVT – Centro Vocacional Tecnológico Uberaba .

São 90 cursos gratuitos a sua disposição. Os cursos são realizados no formato a distância e podem ser feitos a partir de qualquer computador com acesso a Internet ou no próprio CVT.

O CVT é um projeto dão Parque Tecnológico, da Prefeitura de Uberaba (SEDET), do MCT e da SECTES MG em parceria com a Fundação Triângulo de Pesquisa e Desenvolvimento.

O objetivo deste projeto é promover a inclusão digital e social e está aberto a todos os cidadãos de Uberaba.

Local para inscrições:
CVT Uberaba
Rua Manoel Brandão esquina rua Olavo Gregório, 110 (ao lado da EPAMIG)
Parque Tecnológico - Univerdecidade - Uberaba - MG
Tel:34-33329270
E-MAIL: cvt@uberabadigital.com.br





Exposição permanente de painéis sobre a história de Markito Brasil
no Centro Vocacional Tecnológico de Uberaba.
Para conhecer as obras do artista visite o site: http://www.menote.art.br/